Jaume Sanllorente



O fundador da ONG Sorrisos de Bombaim, Jaume Sanllorente, nasceu em Barcelona a 9 de Julho de 1976 e teve duas vidas. A primeira decorreu até 2003, ano em que Jaume ainda exercia jornalismo.

A segunda começou quando tinha 27 anos e logo depois de, em lazer, ter visitado pela primeira vez as ruas de Bombaim.

Então, e absolutamente incrédulo com a pobreza extrema e, sobretudo, a vulnerabilidade das crianças de rua, Jaume resolveu logo ali fundar a ONG espanhola Sorrisos de Bombaim.

A decisão final para a fundação da Sorrisos de Bombaim foi tomada depois do jornalista visitar o orfanato Karuna, cujo futuro estava ameaçado pelas dificuldades económicas. Aliás, iria – mesmo – fechar. Nessa altura, Jaume vendeu todas as suas posses e Espanha e, através da ONG entretanto fundada, passou a chamar aos bairros mais pobres de Bombaim a sua segunda casa.

“[Foram] a situação de desamparo e a necessidade extrema de amor e carinho [dos meninos e meninas daquele orfanato que me motivaram a fazer as malas e mudar de vida]”, explica Jaume na edição de hoje do Destak.

Hoje, a Sorrisos de Bombaim apoia cinco mil pessoas, na maioria crianças desfavorecidas ou com lepra. O orfanato é hoje auto-suficiente, mas há seis anos tudo foi difícil para Jaume.

“Preferiam que as crianças ficassem na rua, totalmente abandonadas, em vez de agilizarem as burocracias para que pudéssemos recebê-las”, revela o ex-jornalista no livro “Sorrisos de Bombaim, a Viagem que Mudou o Meu Destino.

Julga-se que a Índia terá perto de 421 milhões de pobre e que em Bombaim, uma metrópole com 20 milhões de habitantes, cerca de 60% da população viverá na pobreza extrema.

Conheça melhor Jaume Sanllorente e a sua ONG clicando nos links. Ou veja o vídeo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...