Do Rio de Janeiro a Cabo Verde, conheça o Climate Reality Project
Termina hoje o Climate Reality Project, uma iniciativa global lançada por Al Gore que, durante 24 horas, procurou mobilizar os cidadãos mundiais a confrontar a realidade da crise climática. Do Paquistão e Cabo Verde, passando pelo Brasil, Indonésia ou Alaska, o Climate Relity Project chegou a 13 línguas de todo o mundo. Incluindo, claro, o português.
O projecto foi apresentado em cada fuso horário, tornando-se um evento mundial. Às 19h de cada fuso horário, um cidadão activista, pessoalmente treinado pelo ex-vice-presidente norte-americano, Al Gore, relacionou as condições climáticas extremas ao aquecimento global, destacando os impactos das mudanças climáticas no futuro do planeta e as soluções que todos os dias são descobertas em todo o mundo – e que se tornam inspiradoras.
As apresentações locais entrelaçaram-se com as apresentações ao vivo em directo de Nova Iorque, mostrando vídeos e entrevistas ao vivo, entre outros.
“Esta é a hora de encarar a realidade. 24 horas de realidade vai ligar os oceanos e as culturas – em todos os fuso horários – para unir o mundo de forma a enfatizar a crise climática e encontrar soluções para este problema”, explicou Gore.
O projecto tem parcerias com diversas organizações de todo o mundo. No final de cada apresentação, por outro lado, os telespectadores são convidados a juntar-se a estes parceiros locais para participarem em acções específicas e que visem resolver problemas relacionados com a crise climática.
Os cidadãos são também incentivados a colocar os vídeos nos seus próprios sites, utilizando o código de incorporação da Ustream, em http://www.ustream.tv/climatereality. Para publicar no Facebook, podem usar a aplicação http://www.ustream.tv/facebook.
O resultado de 24 horas de realidade climática pode ser visto em http://climaterealityproject.org/video. Vá directamente para o vídeo de Cabo Verde, aqui. E, também aqui, para o do Rio de Janeiro.
Goste-se ou não de Al Gore, uma coisa é certa: o político é um dos principais activistas pelo desenvolvimento sustentável. E, ainda que muito criticado, sobretudo, nos Estados Unidos, a ele se deve muito do recente renascimento mundial da sustentabilidade.
“Hoje em dia, a mudança climática já não é uma previsão, é uma realidade. Mesmo assim, em todo o mundo ainda estamos sujeitos a informações enganosas e campanhas financiadas por poluidores projectadas para desviar a atenção das pessoas sobre os perigos que corremos com a crise climática. Aqueles que querem proteger seus interesses financeiros de curto prazo estão a adoptar a mesma estratégia que foi utilizada pelas empresas de tabaco, há uns anos, para desviar a atenção do público do que dizia a ciência, que vinculava o consumo de cigarros a doenças e morte”, explicou Gore.
Fique com um vídeo do making of da campanha.