Doença misteriosa já matou mais de 10 mil pássaros na Alemanha
A grande maioria dos casos chegou do oeste da Alemanha, principalmente na região vinícola de Mosel e na cidade de Oldenburg, na Baixa Saxónia. Devido à doença misteriosa que está a matar milhares destes pássaros, cientistas estão agora a aconselhar “distanciamento social” às aves em jardins. Testes iniciais apontam para uma infeção pela bactéria Suttonella Ornithocola, que causa pneumonia nas aves.
De acordo com o grupo Nature and Biodiversity Conservation Union (NABU), os sintomas destas aves doentes incluem problemas respiratórios, falta de apetite e apatia, não tentando escapar quando abordadas por pessoas. Apesar da grande quantidade de mortes na Alemanha, Becki Lawson, especialista em doenças da Sociedade Zoológica de Londres (ZSL), sustenta ao inglês “Independent” que atualmente não há aumento na taxa de mortalidade destes pássaros ou outras espécies.
O chapim azul mede cerca de 12 centímetros de comprimento, desfruta de uma dieta de insetos, lagartas e sementes. Uma tendência nos relatórios mostra que os pássaros, que se distinguem pelas penas azuis e amarelas, enfrentam problemas respiratórios, além de não aceitarem comida ou se encolherem quando abordados pelas pessoas.