Doenças negligenciadas vão receber 105 milhões de euros
Seis farmacêuticas e vários Governos anunciaram hoje que vão investir 105 milhões de euros em medicamentos para combater algumas das doenças que são hoje em dia quase “negligenciadas”, com a lepra, filaríase ou doença do sono.
De acordo com o Financial Times, estas 17 doenças afectam mil milhões de pessoas em todo o mundo, sobretudo as mais pobres, o que afecta o próprio desenvolvimento dos países que mais precisam.
Este investimento foi revelado depois do lançamento de um relatório, ontem, em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) explica que estas doenças podem ser completamente erradicadas do planeta em 2020, através da simples distribuição de medicamentos.
“Estas doenças são debilitantes e, em alguns casos, horrorosas, sendo muitas vezes aceites como parte da miséria de ser pobre. As estratégias destes relatórios são uma grande inovação”, explicou a presidente da OMS, Margaret Chan (na foto).
De acordo com o FT, as seis farmacêuticas que fazem parte deste projecto são a Novartis, GlaxoSmithKlein, Sanofi-Aventis, Johnson & Johnson, Bayer e a japonesa Eisai.
Confira todas as doenças que estão incluídas neste projecto.