Dos anéis aos cartões, eis como tornar o seu casamento ecológico



A celebração do casamento é um momento divertido e emocionante. Ao planear partilhar a alegria das suas núpcias com a família e os amigos, torne o evento ainda mais especial minimizando o impacto da festa no ambiente. Considere os efeitos a longo prazo do seu casamento e receção, planeando a compra de produtos sustentáveis, minimizando o desperdício e reduzindo o consumo de energia em cada etapa da viagem, com estas dicas do “Inhabitat”.

Joias sustentáveis

A começar pelo pedido de casamento, escolha joias feitas de materiais de origem ética ou reciclados, como ouro reciclado ou diamantes cultivados em laboratório. Um exemplo é a marca Ring Bear, especialista em alianças de casamento para homens que são confortáveis e feitas de ouro e platina reciclados.

Como outra opção, aproveite as heranças de família para dar um toque especial. Em alternativa, dirija-se a um negociante de joias vintage para encontrar o anel certo sem a necessidade de extrair e fabricar materiais virgens, um processo que frequentemente introduz poluição e injustiças humanas.

Local amigo do ambiente

Selecione um local que dê prioridade à sustentabilidade, como edifícios com certificação LEED ou espaços para eventos amigos do ambiente. Considere locais ao ar livre como jardins, parques ou praias, que têm um menor impacto ecológico.

Tamanho da festa

Cada convidado adicional aumenta a pegada de carbono do evento. Desde o transporte de e para o local do evento até à comida e materiais adicionais, manter a lista de convidados no mínimo cria uma celebração mais sustentável. Convide os seus amigos e familiares mais próximos, mas pense bem nos “extras” que poderá sentir-se obrigado a convidar.

Transporte

Por falar em transporte, informe os seus convidados dos seus objetivos no que diz respeito a um casamento amigo do ambiente. Encoraje a partilha de carro, os transportes públicos ou providencie serviços de transporte para reduzir as emissões de carbono dos transportes.

Convites amigos do ambiente

Os tempos estão a mudar e o mundo digital simplificou os convites para festas, as respostas RSVP e os registos de presentes. Reduza a quantidade de papel e o desperdício de tinta tirando partido destas ofertas. Utilize convites digitais ou organize o evento através de um sítio Web de casamentos e minimize as emissões de carbono resultantes do envio dos convites para si e depois para os seus convidados.

Se preferir convites físicos, escolha papel reciclado ou papel de semente plantável que os convidados possam semear mais tarde!

Minimizar o desperdício

 

No evento, concentre os seus esforços em reduzir o desperdício tanto quanto possível. Existem inúmeras formas de o fazer. Com cada decisão, mantenha a ideia na vanguarda do seu planeamento.

Por exemplo, considere o aluguer de pratos e copos ou peça aos convidados para trazerem garrafas de água reutilizáveis em vez de comprarem plástico descartável.

Crie espaços claramente designados para compostagem, reciclagem e garrafas e latas recuperáveis. Se tiver um hóspede disposto a ajudar, peça a alguém que ocupe o lugar durante as refeições para garantir que os artigos são corretamente separados. Caso contrário, utilize sinais para ajudar a orientar os seus convidados durante a eliminação.

Sirva em louça sustentável

Se o seu evento for formal e sentado, é provável que o seu fornecedor forneça a loiça, os utensílios e os copos necessários. Caso contrário, pode alugar os artigos ou até pedir emprestado a amigos.

Se a reutilização não for a melhor opção, invista em loiça e talheres compostáveis feitos de materiais como o bambu ou a folha de palmeira. Por exemplo, a Repurpose Compostables oferece pratos de bolo à base de plantas, utensílios e copos compostáveis de vários tamanhos. Da mesma forma, a Primeware oferece um prato de jantar feito de cana-de-açúcar que é forte, à prova de fugas e compostável.

Ao escolher os seus utensílios de jantar, pesquise um pouco para saber se os produtos que selecionar são compostáveis no quintal ou comercialmente compostáveis, para que saiba qual a forma correta de os eliminar.

Decorações

Torne o local do seu casamento acolhedor e festivo com flores vivas, velas feitas de materiais naturais e fitas amigas do ambiente feitas de cânhamo, juta e outros produtos biodegradáveis.

Evite balões, toalhas de mesa de plástico e centros de mesa que não possam ser reciclados ou reutilizados. Em vez disso, utilize toalhas de mesa de algodão, eucalipto ou bambu e coloque flores, cabaças, abóboras ou vasos de plantas como centros de mesa.

Ementa bem pensada

No que diz respeito à ementa, decida que tipo de comida quer servir e dê prioridade a ingredientes de origem local, orgânicos e sazonais para apoiar os agricultores locais e reduzir as emissões dos transportes. Ofereça opções vegetarianas ou veganas para reduzir a pegada de carbono associada à produção de carne. Pode entregar o trabalho a um fornecedor ou mesmo a camiões de comida que gerem os seus negócios de acordo com os seus objetivos.

Para reduzir significativamente o desperdício e os recursos necessários para uma refeição, planeie o seu evento entre as refeições e faça uma oferta ligeira, como um bolo.

Eficiência energética

Para minimizar o consumo de energia durante o seu casamento e receção, informe-se sobre as fontes de energia do seu local. Dê prioridade àqueles que investem em energias renováveis. Considere também planear o evento durante o dia para reduzir as necessidades de iluminação. Se estiver a preparar o seu próprio local, escolha opções de iluminação eficientes em termos energéticos, como luzes LED ou solares. Considere a utilização de velas ou lanternas para um ambiente romântico, mas escolha as que são feitas de soja ou cera de abelha.

Conclusão

Lembre-se, organizar um casamento sustentável “é uma jornada, e mesmo pequenos passos em direção à sustentabilidade podem ter um impacto significativo. Tome uma decisão de cada vez e ficará surpreendido com a quantidade de opções que irá encontrar”, conclui o site.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...