Dos preservativos sustentáveis aos lubrificantes vegan: os prós e contras do sexo ecológico



A indústria pornográfica e do sexo movimentam milhões de euros por ano. Uma boa notícia é que existem várias oportunidades para tornar a vida sexual mais ecológica. Desde vibradores alimentados a energia solar a lubrificantes vegan, as opções são muitas. Fique a conhecer algumas delas.

Orgasmos orgânicos

Quando em 2009 Nelly Furtado cantava “turn off the light” rodeada de homens seminus estava, sem o saber, a epitomar a abordagem ecológica perfeita à vida: roupas fora e luzes apagadas.

Além das luzes apagadas, que ajudam a poupar os recursos do planeta, o uso de lingeries orgânicas é também uma opção. A Who Made Your Pants é uma marca de lingerie que compra restos de colecções de grandes marcas e transforma-as em outras peças de roupa interior, reduzindo assim o desperdício e dando emprego a mulheres refugiadas.

Não condene o preservativo

A maior parte dos preservativos são feitos a partir do látex que é extraído das árvores das florestas tropicais. Posteriormente, é processado e transformado num produto que não é biodegradável na água. Apesar desta vertente pouco ecológica, o preservativo desempenha um papel vital na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidezes indesejáveis. Não utilizar preservativo porque são produzidos de formas pouco sustentáveis é um erro.

Contudo, para os mais acérrimos defensores do planeta, os especialistas aconselham a juntar os preservativos utilizados ao lixo doméstico e a não os deitar pela sanita, já que não se degradam na presença de água e irão poluir os rios e outros cursos de água. Existem também já marcas, como a French Letter, que fabricam preservativos a partir de látex extraído de acordo com princípios de sustentabilidade.

Cinquenta sombras de verde

Actualmente existe uma gama muito diversificada de objectos e brinquedos sexuais que podem acabar com a monotonia entre um casal. Para os que também querem ser ecológicos na cama, já há marcas que fabricam estes objectos e brinquedos segundo princípios sustentáveis e amigos do ambiente. Acessórios feitos de materiais naturais, como a borracha e a pele são preferíveis ao PVC – cuja produção liberta dioxinas carcinogénicas, que se acumulam nos tecidos gordos dos organismos vivos, refere o Guardian. Existem também vibradores que funcionam a energia solar ou que possuem baterias recarregáveis e até aqueles que podem ser reciclados.

Relações antes das paixões

O marisco e as ostras são algumas iguarias que fazem parte dos menus afrodisíacos. Porém, esta escolha não é do mais sustentável. Se é adepto dos pratos afrodisíacos opte por alimentos mais sustentáveis, como as bananas e os espargos. A escolha é variada.

Foto:  je@n / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...