Drive Gourmet: Coma e beba descansado que alguém o leva a casa
Rafael Martinho, gestor de marketing, e Filipe Bernardo, economista, juntaram-se para criar uma empresa, cujo lema é ““Enjoy, we drive” (“Divirta-se, nós guiamos”). Se tiver bebido demais, basta telefonar-lhes: eles conduzem-lhe o carro até casa e voltam de mota.
Depois de dois anos a estudar o mercado, as suas necessidades e lacunas, os dois amigos de infância resolveram criar um serviço, a Drive Gourmet, que conduz as pessoas a casa, no seu próprio veículo, quando estas não se sentem capazes de o fazer.
O Drive Gourmet é um serviço de transporte especializado que procura não só diminuir a sinistralidade como reduzir a pegada ecológica dos condutores, avança o i.
“A nossa intenção é que todos os frequentadores de restaurantes ou bares de Lisboa possam regressar a suas casas em segurança, diminuindo assim a sinistralidade rodoviária”, pode ler-se na página de Facebook da Drive Gourmet.
A proposta é simples: o condutor da Drive Gourmet leva qualquer pessoa a casa, confortavelmente, no seu carro e com a música que escolheu, para que no dia seguinte acorde sem preocupações.
Para isso, terá de ligar para o serviço – os contactos estão disponíveis no site www.drivegourmet.com ou na página de Facebook da empresa – e requisitar um motorista.
Este desloca-se até si numa mota eléctrica, que demora dois segundos a montar e cinco a desmontar, e que pesa 28 quilos, arrumando-se facilmente em qualquer porta-bagagens. A mota tem uma autonomia de 60 quilómetros por cada duas horas de carregamento e só não circula nas auto-estradas.
“Foi a novidade, a dinâmica e o conceito das motas que nos fez querer representar a marca em Portugal. Para além de agilizar o processo, permite-nos uma melhor relação logística”, conta Filipe Bernardo.
As Di Blasi, marca dos motociclos, são comercializadas pela dupla nas versões eléctrica e a gasolina, ainda que na Drive Gourmet se use apenas a primeira. Em serviços mais longos, que exijam percorrer distâncias superiores a 30 quilómetros ou atravessar obstáculos como a ponte sobre o Tejo, usam uma mota de outra marca e cilindrada superior.
“Queremos oferecer um serviço ao cliente, mas também ao mundo da restauração. Tranquilizamos não só o dono do carro, mas também o gerente do restaurante ou bar, que sabe que o cliente vai chegar bem a casa”, diz Rafael Martinho. E continua: “Não queremos pessoas em pré- coma. Queremos que as pessoas que não se sentem seguras para pegar no carro, por ingestão de álcool, indisposição ou sono, saibam que podem delegar a tarefa da condução a um serviço especializado.”
O serviço está disponível de quarta-feira a sábado, das 22h00 às 03h00, na área de Lisboa e pretende, até ao fim do ano, chegar ao Grande Porto.
Por enquanto, os mentores do projecto cobram €15 (R$37) por deslocação – custando cada quilómetro €1,5 (R$3,7) para sócios da Drive Gourmet e €1,70 (R$4,2) para não sócios.