Duas novas espécies de lagarto descobertas na Austrália (com FOTOS)



Duas novas espécies de lagarto que há milhões de anos se escondiam numa floresta tropical acabaram de ser descobertas a Norte de Queensland, Austrália. As espécies foram descobertas em Dezembro do ano passado por Conrad Hoskin, investigador da Universidade James Cook, que também encontrou, noutras visitas de Fevereiro e Março, uma lagartixa-cauda-de-folha, um lagarto-dourado e um sapo cophixalus saxatilis.

De acordo com Hoskin, cuja investigação foi financiada pelo Programa Australiano de Pesquisa de Ambiente, pelo Australian Biological Resources Study e pela National Geographic, as duas espécies de lagarto estavam escondidas numa cordilheira isolada, uma fortaleza de pedra rodeada de granitos gigantescos.

O investigador, que já publicou os feitos no jornal Zootaxa, afirma que a Austrália tem um verdadeiro “mundo perdido” de animais, devido à sua geografia disforme. “A cordilheira de Melville está completamente isolada das outras florestas há milhões de anos. É inacreditável”, explicou Hoskin.

“Provavelmente, ela terá mais espécies por metro do que qualquer outro lugar na Austrália”, continuou o cientista.

Para chegar até à cordilheira de Melville são necessárias 10 horas de carro a partir de Cairns, uma cidade de 150 mil habitantes. Depois, é ainda necessário realizar uma subida íngreme. “Ninguém pensou nesta área [anteriormente] porque ela parece muito pequena”, avançou o responsável.

Outras espécies ainda permanecem por descobrir, de acordo com Hoskin.

[nggallery id=1118 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...