Dublin: Sistema de aluguer de bicicletas é um dos mais bem sucedidos do mundo

Os sistemas de alugueres de bicicletas estão a tornar-se cada vez mais comuns nas cidades europeias e Dublin, na Irlanda, destaca-se pelo seu sucesso. Com menos de 2 anos de existência, conta já com 58 mil utilizadores registados e 2,2 milhões de alugueres individuais, o que equivale a uma média de 2200 viagens por cada bicicleta disponível.

O segredo para o êxito do “Dublinbikes” passa pela qualidade do serviço, pela cuidadosa escolha dos locais onde é disponibilizado e, sobretudo, por ter uma anuidade de  apenas dez euros. Os turistas ou os interessados que queiram apenas usufruir das bicicletas em períodos esporádicos, podem optar pela modalidade de pagar dois euros por três dias de usufruto, explica o The Guardian.

Actualmente, o sistema, que resulta da colaboração da Câmara Municipal com a JC Decaux, conta com 550 bicicletas disponíveis em 44 estações, perto de áreas onde se concentram muitos locais de trabalho, serviços e transportes públicos. Para o futuro, está prevista a criação de uma rede de ciclovias e a expansão do projecto para os subúrbios da capital, aumentando o total de bicicletas para cinco mil, disponíveis em 300 estações.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...