É a promoção do século: Múrcia oferece passes vitalícios de transportes públicos em troca do carro usado



A cidade de Múrcia, na Espanha, já era conhecida pelas inúmeras campanhas e acções em prol da mobilidade sustentável e do incentivo aos seus cidadãos para utilizarem os transportes públicos em detrimento do transporte individual, mas esta promoção bate todos os recordes.

De acordo com o Menos Um Carro, a cidade espanhola está a oferecer um passe vitalício para os transportes públicos locais em troca do carro velho e usado.

A campanha chama-se Mejor en Tranvía (a foto deste artigo, aliás, faz parte desta campanha) e pretende incentivar a utilização do novo eléctrico local, que foi inaugurado a 28 de Maio último. De acordo com o movimento pela mobilidade sustentável em Lisboa, há três condições indispensáveis à troca: o passe terá de ter o mesmo nome do proprietário do veículo, terá de estar em condições óptimas de utilização e ter todos os impostos de circulação pagos, assim como outras contas em dia; e deverá estar livre de qualquer crédito ou hipoteca.

A acção torna-se ainda mais relevante quando olhamos para o número de cidadãos de Múrcia – “apenas” 437 mil. Na verdade – e por isso o “apenas” está entre aspas – a cidade tem os mesmos problemas de mobilidade de grandes capitais ibéricas, como Madrid ou Lisboa: falta de estacionamento, congestionamentos constantes e poluição sonora ou do ar.

De acordo com os autarcas de Múrcia, os veículos trocados pelo tal passe vitalício para os transportes públicos serão desmantelados, para que seja impossível voltarem à estrada. Faz sentido, não acha?

Consulte o site da campanha, onde pode ver todos os vídeos desta iniciativa. E conheça o Mejor en Tranvía no Facebook.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...