A casa do deserto

Um deserto. Uma casa. Uma gama de vidros especiais e uma equipa de profissionais qualificados. É “A Casa do Deserto”. Um dos projectos mais singulares, mais exigentes e eficientes da Guardian Glass, acaba de ver a luz do dia em Portugal com um objectivo claro: mostrar em primeira mão e no terreno, num ano, nas quatro estações, a importância do vidro na nossa vida do dia-a-dia.

Assim, desafiando a natureza e concebida para funcionar no que é considerado um dos lugares mais adversos e extremos da Europa, o deserto de Gorafe (Granada), “A Casa do Deserto” assenta numa estrutura de madeira e construída com vidro eficiente Guardian Glass. Em apenas 20m2 distribuem-se quarto, casa de banho e sala de estar. Suficiente espaço para olhar directamente a paisagem e que conta com um sistema de filtro de água, outro de produção eléctrica e um conjunto de painéis solares fotovoltaicos.

O design, resultado do trabalho conjunto de uma ampla e experiente equipa de arquitectos – liderada por Spela Videcnik da OFIS Arquitetura – juntamente com especialistas em vidro, engenheiros e consultores de energia da AKT II e Transsolar, responde aos desafios actuais e futuros dos sectores da arquitectura e construção, potenciando estruturas amigas do ambiente e mais eficientes em termos energéticos.

O tipo de vidro de uma janela ajuda a poupar nos consumos energéticos, a garantir um melhor isolamento térmico e acústico dos interiores e pode até aumentar o nível de segurança contra impactos ou tentativas de roubo numa casa.