E se a energia que gasta no ginásio conseguisse gerar electricidade?
Um ginásio de Bristol, em Inglaterra, teve uma ideia genial: usa a energia dos seus utilizadores para gerar a energia necessária manter o espaço a funcionar sem problema. A ideia é inovadora, e promete revolucionar o sector.
Loclaizado perto de Bristol, em Congresbury, o Cadbury House substituiu os equipamentos convencionais por 42 novos aparelhos com tecnologia que permite utilizar a energia cinética dos utilizadores para gerar electricidade.
Mas como funciona na pratica esta ideia inovadora? Logo que os utilizadores começam o seu treino, a energia gerada começa por ligar a máquina, evolui para ligar os ecrãs, e por fim a energia cinética produzida pelos utilizadores é redireccionada para o sistema de fornecimento de electricidade do edifício. Os novos equipamentos requerem até menos 30% de energia para funcionar.
Estes equipamentos conseguem acender uma lâmpada de 100 watts e permitem também aos utilizadores ligarem-se aos aparelhos através dos smartphones, para utilizarem programas de treino e registarem resultados.
[nggallery id=421 template=greensavers]
Foto: via Creative Commons