E se pudéssemos poupar energia através de uma app?



Mudava o seu comportamento energético se existisse uma aplicação móvel ou um jogo interactivo capaz de o ajudar? Este é um dos grandes objectivos do FEEdBACk, um projecto europeu que até 2020 vai desenvolver soluções ligadas à eficiência energética.

À frente deste fantástico projecto está Portugal. Com um investimento de €2,3m, o projecto é financiado ao abrigo do programa de investigação e inovação da Comissão Europeia Horizon 2020, através do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), onde está a ser instalada uma das três áreas de demonstração do projecto.

Ao todo são oito instituições de sete países europeus (Portugal, Holanda, Suíça, Espanha, Reino Unido, Dinamarca e Alemanha) que estão a trabalhar para promover, estimular e produzir uma energia mais eficiente através de mudanças comportamentais. Como pode então uma app móvel contribuir para uma mudança de comportamentos dos consumidores?

“Estamos a trabalhar numa aplicação móvel, cuja interface será interactiva e amigável, para motivar uma utilização mais eficiente da energia através de mensagens personalizadas e competição entre pares. A ideia é que esta aplicação ajude a que sejam feitas pequenas alterações nos hábitos diários que, por sua vez, conduzam a poupanças energéticas e financeiras grandes quer nas casas dos consumidores quer nos locais de trabalho”, explica Filipe Joel Soares, investigador sénior do Centro de Sistemas de Energia do INESC TEC e responsável pelo projecto.

Em comunicado, a empresa explica que jogos ou questionários relacionados com tomadas de decisão do dia a dia relativamente a comportamentos energeticamente eficientes são algumas das funcionalidades que a app vai incluir. A possibilidade de comparar o seu desempenho energético com o dos seus pares e até partilhá-los nas redes sociais está igualmente a ser estudada.

Teoria aprovada, é então altura de testar os conceitos. Por cá o edifício do INESC TEC servirá de local de demonstração, por Espanha vários edifícios no Município de El Prat, em Barcelona irão igualmente acolher o projecto e na Alemanha, a zona residencial de Lippe, será porto seguro para esta experiência.

INESC TEC (Portugal), Technische Universiteit Delft (Holanda), École Polytechnique Federale de Lausanne (Suíça), Dexma Sensors (Espanha), Limetools (Reino Unido), In-Jet (Dinamarca), Kreis Lippe Der Landrat (Alemanha) and Estudi Ramon Folch I Associats (Espanha) são as instituições que fazem parte do projeto FEEdBACk.

O projecto FEEdBACk é financiado ao abrigo do programa de investigação e desenvolvimento da União Europeia Horizon 2020 com o acordo número 768935.

Foto: via Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...