e-Up: novo Volkswagen eléctrico chega a Portugal a partir dos €25.700 (com FOTOS)



Definitivamente, e no que toca à mobilidade eléctrica, este é o mês da Volkswagen. Depois de anunciar o lançamento do e-Golf, veículo que está disponível a partir dos €38.000, a Volkswagen avança para um outro modelo eléctrico, o e-Up!, cujo preço começa nos €25.700.

Em Portugal, o e-Up! já se encontra em comercialização – existem já algumas viaturas nas estradas portuguesas – e se o caro leitor está indeciso entre as duas opções, fique a saber que, nos modelos eléctricos, as vantagens e desvantagens são semelhantes a qualquer opção que já existe nas viaturas convencionais.

“Tecnologicamente, e falando da parte eléctrica, o funcionamento é semelhante, tendo o e-Golf uma capacidade de bateria maior e que permite uma maior autonomia – 190 quilómetros contra ao 160 quilómetros o e-Up!”, explica um responsável da Volkswagen ao Green Savers.

Assim, a escolha estará sempre dependente do gosto e necessidades de cada cliente, sendo que ambos os modelos têm vantagens e desvantagens distintas para cada cliente.

O e-Up! pode gabar-se de ser o campeão mundial em eficiência. Na verdade, os custos de energia são aproximadamente de €1,8 por 11,7 kW/100 km – nenhum outro modelo com estas características oferece este valor. O e-Up! diferencia-se do modelo base do up! pela optimização do desenho aerodinâmico e padrões de maior qualidade, avança a Volkswagen.

O e-Up! pode ser carregado com 2,3 kW ligado em qualquer tomada padrão de 230V, com 3,6 kW através de uma tomada específica montada em casa do proprietário, por exemplo, ou até 40 kW, ao ser ligada a uma estação de carregamento rápido DC. Neste último caso, a bateria é carregada a 80% em menos de 30 minutos. O ponto de ligação de energia está carregado sob a tampa de depósito de combustível.

Um dos carros mais eficientes do mundo

Neste carro eléctrico, a Volkswagen pensou em detalhes inovadores e que lhe permitem ser extremamente económico. Vamos a contas: a um preço médio da energia eléctrica de €0,153, um percurso de 100 km apresenta um custo de €1,8.

A bateria de iões de lítio pesa 230 kg e está posicionada entre os eixos – no piso inferior do veículo. A forma motriz do motor eléctrico é transferida para as rodas dianteiras através de uma transmissão de uma única velocidade. Com uma velocidade máxima de 130 km/h, a autonomia do e-Up! pode variar entre 120 e 160 quilómetros, em função do estilo de condução, do perfil de condução seleccionado e da carga transportada.

Este autonomia é particularmente interessante em percursos urbanos e para a maioria das deslocações quotidianas para o local de trabalho – estudos realizados da Alemanha demonstram que aproximadamente 80% dos condutores neste país realizam deslocações diárias com uma distância inferior a 50%.

Como uma aceleração de 0 a 60 km/h em 4,9 segundos – 12,4 segundos para alcançar os 100 km/g. “O condutor tem de ter presente que o “depósito” do veículo é uma bateria carregada com energia eléctrica, a qual se vai descarregando durante o andamento. Quando mais rápido se conduza ou se acelere, mais energia será consumida”, explica a Volkswagen.

Assim, o condutor assume uma grande influência sobre o consumo e autonomia do e-Up! – no entanto, o novo modelo é capaz de desligar consumidores que não sejam necessário temporariamente e transformar a energia cinética que se produz na aceleração ou na travagem em energia eléctrica e armazenar esta última bateria.

O e-Up! pode ser ainda mais económico

A economia e a dinâmica do e-Up! podem ser modificados através de três perfis diferentes: normal, eco e eco+. Os condutores que efectuam trajectos curtos e rápidos podem utilizar o modo normal. Quem quiser aumentar a autonomia pode utilizar o modo eco. Neste caso, uma das medidas adoptadas é reduzir a potência máxima do motor eléctrico para 50 kW – e uma velocidade máxima de até 115 km/h. Ao mesmo tempo, o sistema electrónico reduz a potência do ar condicionado automóvel e modifica-se também para uma resposta mais plana e curva característica do pedal do acelerador.

Finalmente, no modo eco+, o sistema electrónico limita a potência máxima a 40 kW e reduz a potência do climatizador automático.

Sistema de travagem regenerativa

Através dos modos de condução é possível a autonomia do e-Up!, utilizando o sistema de travagem regenerativa. Existem cinco níveis, que permitem um novo estilo de condução de uma automóvel eléctrico, já que, através da travagem regenerativa, pode ser retardada intencionalmente a desaceleração do e-Up!, aliviando ligeiramente a pressão do pé sobre o pedal do acelerador.

Nos outros níveis, a desaceleração através da travagem regenerativa é tão forte que são activadas automaticamente as luzes de travagem – no entanto, se a bateria estiver totalmente carregada, nenhuma energia de travagem é regenerada.

O carregamento

Tal como o seu irmão e-Golf, o e-Up! tem várias possibilidades para o carregamento da bateria – a forma mais simples consiste em ligar o cabo de carregamento – de série – a uma tomada convencional de 230 V. As baterias do e-Up! são carregadas a 100% com uma potência de carga de 2,3 kW de corrente alternada (AC), num prazo máximo de nove horas.

Opcionalmente, a Volkswagen oferece uma wallbox para a garagem ou lugar de estacionamento coberto, que possibilita uma potência de carga de 3,6 kW. Neste caso, a bateria precisa de seis horas para ser completamente carregada.

Há também locais públicos de carregamento que oferecem uma carga de 3.6 kW e que, para já, ainda são gratuitos. Para o e-Up!, o cliente pode solicitar à Volkwagen para que o veículo seja preparado com o Sistema de Carga Combinada (CCS) para o carregamento com corrente contínua. Neste caso, o carregamento é realizado em estações especiais com uma potência até 40 kW – neste modo, a bateria alcança de novo 80% da sua capacidade em apenas 30 minutos.

Segundo a construtora alemã, o e-Up! é, antes de tudo, um Volkswagen, pelo que a sua condução é fácil, segura e intuitiva. “É um citadino por excelência”, explica a marca. Para maior comodidade e interacção com o carro, a Volkswagen desenvolveu uma app que permite realizar a maioria das configurações e pedidos de informação – ar condicionado ou autonomia da bateria – através de smartphone ou portal na internet. Esta app permite programar a hora da partida, controlo da temperatura, carregamento da bateria, consultar os dados do veículo ou consultar o estado do veículo.

Veja algumas das características do e-Up! e, mais abaixo, algumas das fotos do veículo eléctrico.

eup

 

[nggallery id=722 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...