Eco-Cooler: calor libertado pelo escape dos motores dos navios vai alimentar instalações frigoríficas

O projecto Eco-Cooler pretende reutilizar o calor libertado pelo escape dos motores dos navios e convertê-lo em energia para alimentar as instalações frigoríficas dos porões dos navios de pesca. O projecto, dinamizado pelo Fórum Empresarial da Economia do Mar, foi desenvolvido em parceria com o estaleiro Nautiber, a consultora financeira Momento Linear e o centro de investigação INOV – e já foi aprovado.

O Eco-Cooler surge de uma acção piloto que foi aprovada pelo programa PROMAR e, através da reutilização do calor, permite possível reduzir o consumo energético do sistema de refrigeração.

Com o desenvolvimento do protótipo, o consórcio espera, como refere em comunicado, “contribuir para um aumento da rentabilidade através da implementação de tecnologias inovadoras sem aumentar as capacidades de captura, a melhoria das condições de segurança no trabalho a bordo das embarcações, um maior contributo para a eficiência energética, poupança no consumo de combustíveis fósseis, redução das importações e aumento das exportações portuguesas”.

Uma vez que o estaleiro onde vai ser concretizado o projecto se encontra em Vila Real de Santo António, o consórcio espera ainda ter a frota de pesca espanhola como cliente desta instalação, contribuindo, deste modo, para as exportações nacionais de tecnologia.

Foto:  marcusrg / Creative Commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php