Eco Rating: o novo rótulo ecológico que classifica os telemóveis
A Deutsche Telekom, Orange, Telefónica, Telia Company e Vodafone uniram-se para criar um novo modelo de rotulagem ecológica, o Eco Rating. Este rótulo vai ajudar os consumidores a identificar e comparar os telemóveis mais sustentáveis, encorajando, em simultâneo, os fornecedores a reduzir o impacto ambiental dos seus dispositivos.
A iniciativa foi criada para fornecer informações consistentes e precisas acerca do impacto ambiental da produção, transporte, utilização e “fim de vida” dos smartphones. Após uma análise detalhada através de 19 critérios diferentes, cada telemóvel receberá uma pontuação global de Eco Rating, numa escala de 0 a 100 pontos, correspondente ao desempenho ambiental do equipamento, ao longo de todo o seu ciclo de vida. O rótulo Eco Rating irá também destacar cinco aspetos-chave da sustentabilidade dos dispositivos móveis, fornecendo informação adicional sobre a durabilidade, reparabilidade, reciclabilidade, eficiência climática e eficiência de recursos.
O Eco Rating chega à Europa a partir do próximo mês de junho, através de 12 marcas de telemóveis, no entanto, espera-se que no futuro outras marcas se juntem também. Entre os parceiros desta fase de lançamento incluem-se a Bullitt Group (telemóveis das marcas CAT e Motorola), Doro, HMD Global (Nokia), Huawei, MobiWire, Motorola / Lenovo, OnePlus, OPPO, Samsung Electronics, TCL / Alcatel, Xiaomi e ZTE.
“Construir um futuro mais sustentável é responsabilidade de todos nós, por isso acreditamos que este é o momento certo para implementar o rótulo Eco Rating, harmonizado à escala da indústria, que irá promover a transparência e contribuir para a sensibilização do impacto ambiental dos telemóveis que os nossos clientes escolhem. Esperamos, no futuro, acolher mais fabricantes e operadores de telecomunicações nesta iniciativa, e esperamos que o Eco Rating inspire todo o setor a acelerar a sua transição para um modelo mais circular para os telemóveis”, afirmam os CEOS dos cinco grupos – Tim Höttges (Deutsche Telekom), Stéphane Richard (Orange), José María Álvarez-Pallete (Telefónica), Allison Kirkby (Telia Company) e Nick Read (Grupo Vodafone).