Economia Circular: quem são os clientes da 2ª mão?



Passar horas e horas às compras em centros comerciais é uma atividade que divide opiniões: há muitos que amam e tantos outros que pagavam para nunca mais terem de o fazer. Esta é a prova de que cada consumidor é único e tem as suas próprias necessidades, e quando se trata de comprar segunda mão não é diferente.

Os consumidores de segunda mão geralmente valorizam a sustentabilidade e a autenticidade, e procuram produtos usados ou vintage como forma de expressão, tendo em vista o prolongamento da vida dos produtos ou até a poupança financeira. Conhecedora das motivações dos clientes, a Cash Converters, líder de compra e venda em segunda mão, reúne, em comunicado, os cinco tipos de consumidores que mais se destacam quando se trata de comprar segunda mão:

  1. O Vintage

O consumidor vintage é aquele que procura peças com história, que lhe confira personalidade e um estilo único. Recorre à segunda mão como principal modelo de consumo para decorar a sua casa ou simplesmente para trocar de óculos, por exemplo.

  1. O Colecionador

Em lojas de segunda mão é muito habitual ter objetos raros, nomeadamente, discos de vinil, livros ou máquinas fotográficas, por exemplo. O colecionador é o típico consumidor que visita, normalmente, as lojas de segunda mão em busca de elementos que completem ou alimentem as suas coleções.

  1. O Ambientalista

O ambiente é a preocupação de uma boa parte dos consumidores que investe em economia circular, mas há aqueles que se assumem 100% “green”. Assim, o consumidor ambientalista é exatamente o que adota a compra de produtos em segunda mão somente por saber que está a contribuir para reduzir o impacto ambiental da sua pegada de consumo.

  1. O Poupado

De mãos dadas com a preocupação ambiental, vem a preocupação pela carteira, e na hora de adquirir novos produtos, essa preocupação ganha outra dimensão.  O comprador poupado é o que prefere optar por produtos usados e, alguns, até praticamente novos, mas a preços mais acessíveis. Além disso, pensando em produtos tecnológicos, este tipo de consumidor consegue mais facilmente modelos mais recentes, mas ao preço dos antigos.

  1. O minimalista

Em pleno século XXI, são vários os estilos de vida que é possível adotar e o minimalista é um deles. O consumidor minimalista é aquele que para quem menos é mais, adotando um estilo de vida mais simples, baseado no consumo consciente e na redução de bens materiais. Nesse sentido, para estas pessoas, na hora de comprar algum produto, a compra em segunda mão é uma escolha natural.

Com o objetivo de desmistificar e promover a economia circular e prolongar a vida dos produtos, a Cash Converters “reposicionou-se no início de 2023 e, desde então, apoia o seu negócio em três pilares-chave: venda, compra e cuida”. O novo posicionamento da Cash Converters “surge alinhado com o #MovimentoConverters, que tem como objetivo promover o consumo mais responsável e inteligente, lançado em Portugal, em 2021”, conclui o comunicado.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...