EcoXperience: a marca portuguesa que transforma óleos alimentares usados em detergentes ecológicos



Nascida de uma startup alojada na Universidade de Coimbra, a EcoXperience é a primeira a primeira a nível mundial a fazer a valorização de um resíduo para obtenção de produtos de limpeza. É através de óleos alimentares usados que marca portuguesa cria detergentes ecológicos, 100% biodegradáveis, vegan e de reduzido impacto ambiental.

A EcoXperience foi criada com o objetivo de repensar a forma como os detergentes são obtidos, substituindo o seu modelo tradicional de comercialização. “É desta vontade de transformar todo o status quo associado à produção e à comercialização dos detergentes, que nasce a EcoXperience: marca focada na obtenção de produtos a partir da economia circular que são também comercializados dentro do mesmo espírito sustentável e amigo de ambiente, com foco na venda a granel”, explica César Henriques, sócio fundador da marca.

Todos os dias são geradas cerca de 150 toneladas de óleos alimentares usados, só em Portugal. Cerca de metade desse óleo usado não é valorizado, situação que se traduz em danos para o ambiente e num peso financeiro para os municípios estimado em 300 milhões de euros para remover esses óleos usados das águas das ETARs.

Na sua produção, a EcoXperience distingue-se por promover o conceito de economia circular, reduzir o recurso a materiais virgens, evitar a poluição das águas e por impedir o desperdício de milhões de embalagens por ano. Atualmente, com a venda granel, já foram poupadas mais de 40 mil embalagens de 1 litro de uso único.

Foi concluído recentemente o processo de rebranding da marca, que transformou a EcoX em EcoXperience, no intuito de a reposicionar e aproximar de um público mais jovem e atento às questões da sustentabilidade ambiental. “Acreditamos que mudança para hábitos de consumo mais conscientes só é possível se os consumidores tiverem conhecimento do impacto de todo o ciclo do produto nas nossas vidas e no mundo à nossa volta. A partilha de conhecimento entre gerações é fundamental para a aquisição de novos hábitos”, afirma César Henriques.

Este processo envolveu também a criação de novas embalagens universais, que garantiu à marca o galardão “Good Design”, um prémio que distingue os melhores produtos de design concebidos para o consumidor.

Atualmente, a marca disponibiliza uma gama que integra 14 produtos, direcionados para o consumo doméstico, educativo e profissional, sobretudo para o canal Horeca, distribuídos por 150 pontos de venda no país. Espera-se que, em 2023, existam cerca de mil pontos de venda equipados com sistema refill em Portugal e em Espanha.





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