Edifício mais alto de Mumbai consegue confundir o vento (com FOTOS)
O estúdio Adrian Smith + Gordon Gill Architecture é o responsável pelo projecto da Imperial Tower, o edifício mais alto de Mumbai, na Índia. Mas a novidade não se fica por aqui: o arranha-céus de 116 andares e 400 metros de altura tem uma distinta forma curvilínea, feita para confundir o vento.
O projecto, ainda apenas no papel, consiste num edifício habitacional de 76.722 metros quadrados que abriga 132 apartamentos, a variarem entre os 195 e 1.115 metros quadrados de área. Na extremidade superior, vão estar os apartamentos maiores, a ocuparem na totalidade dois andares. As habitações mais elevadas terão também vista para o Mar da Arábia.
A capacidade da torre para enfrentar o vento é reforçada pelos jardins ao ar livre, projectados para amortecerem a força das correntes de vento sobre o edifício.
As características ecológicas incluem a recolha das águas da chuva, a reciclagem das águas residuais e o revestimento exterior para limitar o ganho de calor. Interessante também é a possibilidade de as cozinhas e casas de banho dos apartamentos poderem ser pré-fabricadas por uma fábrica local, avança o Gizmag.
A AS + GG reforça que, embora esta seja uma forte candidata, a sua concretização ainda não está assegurada. A empresa é especializada em altos projectos, literalmente, tendo já criando diversos arranha-céus.