EDP Renováveis assegura contrato de 15 anos para venda de energia limpa nos EUA
A EDP Renováveis (EDPR) assegurou um contrato de aquisição de energia de 15 anos para a venda de energia limpa no estado de Illinois, nos EUA, um projeto que deverá entrar em operação em 2024, segundo um comunicado.
Na nota, publicada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP indicou que, “através da sua subsidiária EDP Renováveis, S.A. detida em 74,98%”, assegurou “um Contrato de Aquisição de Energia (CAE) de 15 anos para a venda de energia limpa produzida por um projeto solar de 140 MWac [megawatts corrente alternada] no estado de Illinois, EUA”.
Segundo a EDP, “espera-se que o projeto entre em operação em 2024”, sendo que, com este contrato, “a EDPR tem agora >55% GW [gigawatts] assegurados de um total de 20 GW de objetivo para adições em 2021-25, conforme anunciado no Capital Markets Day da EDPR em fevereiro de 2021”.
Além disso, “esta transação permite à EDPR assegurar 2,9 GW de capacidade solar PV [fotovoltaica] nos EUA, de um total de 4,8 GW já assegurados na região para o horizonte 2021-25, o que compara com o objetivo de 8,8 GW de adições de capacidade renovável estabelecido para a América do Norte em 2021-25”.
Na mesma nota, a elétrica destacou ainda que “o sucesso da EDPR em assegurar novos CAEs reforça o seu perfil de baixo risco e estratégia de crescimento baseada no desenvolvimento de projetos competitivos e com visibilidade de longo prazo, promovendo a aceleração da transição energética e a descarbonização da economia”.