EDP vai investir em parque eólicos em Angola



A EDP preparar-se – finalmente – para participar em projectos de parques eólicos em Angola, de acordo com o seu presidente-executivo, António Mexia.

Segundo Mexia, que falava ontem na conferência de imprensa anual da EDP, a empresa terá “novidades no mercado angolano”, nomeadamente em “parques eólicos e novas hídricas”. Nestes projectos, a eléctrica portuguesa será investidora minoritária.

“[Tudo está dependente] de enquadramento legal e regulatório. A maior parte destes mercados precisam de enquadramento legal e regulatório e muitas vezes é mais lento do que nós, e eles, gostaríamos”, explicou Mexia.

O responsável explicou que o mercado africano, no qual se inclui o angolano, faz parte da estratégia de expansão da EDP para novas geografias e está de acordo com o que foi assinado em termos de parceria com os novos accionistas da China Three Gorges (CTG).

“Entre a China Three Gorges e a EDP há uma política de co-investimento, sendo a EDP maioritária na América Latina e a CTG maioritária na Ásia”, sendo que em África “será caso a caso conforme quem traz o investimento”, disse

António Mexia sublinhou que a EDP está interessada em crescer noutros países da América Latina para além do Brasil e “temos propostas claras já para o mercado angolano”, acrescentando que “obviamente uma parceria com a CTG dá-nos mais músculo para essas parcerias”.

A EDP obteve lucros de €1.125 milhões (R$ 2.622 milhões) em 2011, mais 4% que no ano anterior, o que representa o melhor ano de sempre da eléctrica.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...