EDP vai reformular o projecto da Barragem do Tua



A EDP anunciou que vai reformular o projecto da central eléctrica da Barragem de Foz Tua, para enquadrar a obra no Douro Vinhateiro, considerado Património da Humanidade.

Segundo o director-geral do projecto da barragem, Freitas da Costa, a EDP está a trabalhar com o arquitecto Souto Moura para conseguir “a melhor solução possível”, de forma a que a barragem a construir “venha a constituir um valor acrescentado para o local”.

Segundo a Lusa, que citou Freitas da Costa, o paredão ficará no limite, ou seja, na zona tampão do Alto Douro Vinhateiro, estando a central de produção de energia em pleno Património da Humanidade.

Ainda de acordo com Freitas da Costa, a EDP está a fazer um “imenso trabalho ao longo da albufeira e zona envolvente, para que se consiga uma integração o melhor possível”. Ainda assim, de acordo com o responsável, quem passar na zona do Douro Vinhateiro “vai ver a barragem”.

Recorde-se que, na quarta-feira, foi tornado público um relatório da missão consultiva do Comité do Património Mundial da Unesco que dava conta que a construção da barragem de Foz Tua tem um “impacto irreversível e ameaça os valores” que estão na base da classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial.

Os eventuais impactos da barragem de Foz Tua no Douro Vinhateiro motivaram uma recomendação ao Estado português por parte da UNESCO, o organismo mundial responsável pela classificação como Património da Humanidade.

A recomendação surgiu depois de uma visita a Portugal da ICOMOS, um grupo técnico da UNESCO para avaliar os referidos impactos, na sequência de uma queixa apresentada pelo Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV).

Num relatório concluído no final de Junho e remetido ao governo português em Agosto, a Icomos aponta os impactos negativos e graves da construção do empreendimento e sublinha que o Estado português não adoptou todos os procedimentos a que está obrigado perante a UNESCO no processo de análise e aprovação do projecto da barragem.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...