A Egas Moniz School of Health and Science, em parceria com a Ecozoic, a CLAW e a associação Lifeshaker, está a promover um ciclo de workshops gratuitos e abertos à comunidade, dedicado à adaptação e mitigação das alterações climáticas. A decorrer até dia 7 de março, a iniciativa pretende mobilizar a população, com especial enfoque nos jovens, para a proteção do meio ambiente e da biodiversidade, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, o primeiro workshop realiza-se já no próximo sábado, dia 31 de janeiro, com ponto de encontro na Biblioteca Municipal Maria Lamas, no Monte de Caparica, e será dedicado à preservação de ecossistemas naturais. A sessão contará com a implementação de um prado de flora autóctone, destacando as espécies mais adequadas para a região e a sua importância para esses ecossistemas. A iniciativa será dinamizada com o apoio da Associação Urbem Forests.
Os restantes workshops irão explorar temas como a importância dos insetos polinizadores, as espécies de flora nativas da região, o papel dos charcos temporários na biodiversidade e a valorização de soluções baseadas na natureza, em paralelo com intervenções de restauro e de enriquecimento ecológico no Parque Urbano de Fróis e no Parque Urbano do Pragal.
“Esta é uma oportunidade concreta para sensibilizar e envolver a comunidade local nas questões climáticas, através da ação”, sublinha Sílvia Honrado, professora e impulsionadora do projeto. “Ao longo de treze workshops, estamos a capacitar a população com ferramentas práticas para cuidar do território, promover a biodiversidade e contribuir ativamente para a promoção de cidades mais resilientes.”
Este conjunto de ações integra o projeto Cardal: Eco-Living Lab, que conta igualmente com o apoio da Câmara Municipal de Almada e de outras seis ONGs ambientais. A iniciativa foi distinguida como vencedora do concurso europeu EU LIFE ASAP, ação promovida pela World Wide Fund for Nature (WWF), no âmbito do projeto One Planet City Challenge, pelo seu impacto, replicabilidade e potencial de transformação territorial.
Pode consultar o calendário de atividades, bem como os links de inscrição nos workshops aqui.









