EGF recolhe 13,7 mil toneladas de embalagens em campanhas de educação ambiental
As campanhas de comunicação e educação ambiental, promovidas pela EGF, em 2023, voltaram a atingir recordes nas toneladas de embalagens recolhidas, subindo 49% na quantidade de materiais recicláveis e 39% no número de pessoas impactadas, em relação ao ano anterior, e atingindo a maior quantidade de material reciclável de sempre, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, no total, foram recolhidas 13,7 mil toneladas de embalagens no acumulado das cinco campanhas: Ecovalor, Toneladas de Ajuda, EcoEventos, EcoPraias e Mercado a Reciclar, que são desenvolvidas pelas empresas do Grupo EGF para vários públicos e promovem a reciclagem sempre e em qualquer lugar. Estas campanhas permitem medir a quantidade de embalagens separadas para reciclagem e aferir os seus resultados diretos nas quantidades recolhidas.
Das 13,7 mil toneladas de embalagens recolhidas, 7.564 toneladas foram papel e cartão, 3.601 toneladas plástico e metal e 2.541 toneladas de vidro. A recolha de vidro, no caso concreto das campanhas ambientais, teve um aumento de 100%, face a 2022, o papel e cartão um aumento de 38% e o plástico e metal de 45%. Estes números “refletem o investimento da EGF e das suas concessionárias na sensibilização ambiental e o compromisso das comunidades com o ambiente, o que resulta na resposta positiva ao desafio lançado por cada uma das campanhas”.
A EGF e as suas concessionárias, no global, “contribuíram com 883.358€ para ajuda social, através dos prémios associados a estas campanhas, um valor que destaca o seu papel como entidades que contribuem para a melhoria das condições de vida das várias comunidades dentro das suas áreas de intervenção”.