Egipto ajuda hotéis que investirem em energias renováveis
O Banco Nacional do Egipto anunciou que vai ceder empréstimos com juros baixos a hotéis em todo o sul do Sinai e nas províncias do Mar Vermelho que estejam comprometidas com as energias renováveis. A iniciativa surge antes da iminente falta de energia que assola o país na época mais quente do ano.
Quando as temperaturas sobem, entre Maio e Outubro, o mesmo acontece com o consumo de energia, à medida que os egípcios começam a ligar os seus ares condicionados. O país sofre de um défice de energia crónico e os picos de consumo chegam a causar frequentes cortes generalizados – o que gera enormes custos para a economia local.
A indústria do turismo é particularmente atingida por este problema de escassez de energia. Mas a fim de o aliviar, o banco estabeleceu um acordo com a Solar Energy Development Association, de modo a capacitar os hotéis a optarem por energias renováveis.
Segundo o Green Prophet, o protocolo é especialmente dirigido a hotéis de alto nível, capazes de investir em formas alternativas de energia – os alojamentos de menor dimensão ainda vão continuar a padecer.
Cidadãos e empresas no Cairo hão-de ficar privadas de electricidade, em algum momento, por algumas horas durante o pico do consumo, sendo que outras zonas do país estão ainda pior neste aspecto.