El Niño pode chegar mais cedo ao Hemisfério Norte



O fenómeno El Niño, que aquece as águas do Pacífico e provoca seca no sudoeste asiático e Austrália e inundações na América do Sul, deverá ocorrer já no próximo Verão, de acordo com o Centro de Previsão do Clima dos Estados Unidos.

No seu relatório mensal, esta instituição avança que as condições neutras do El Niño devem continuar pela Primavera, mas há uma hipótese de 52% de desenvolvimento da sua actividade no Verão ou Outono.

“Há uma probabilidade maior”, explicou Michelle L’Heureux, cientista do clima do Centro, em Maryland. “Essa probabilidade é o suficiente para começarmos a chamar a atenção para a situação. Isto não é uma garantia, mas estamos a divulgar este alerta para que as pessoas possam ficar conscientes”.

A previsão está alinhada com a de outros meteorologistas, segundo os quais aumentou a possibilidade de regresso do El Niño este ano. Antes do centro norte-americano, já o Escritório de Meteorologia da Austrália havia afirmado que “o aquecimento do Pacífico provavelmente ocorrerá nos próximos meses”, notando que os modelos do clima mostram temperaturas oceânicas que “se aproximam ou ultrapassaram limiares do fenómeno no Inverno austral”.

Borracha, açúcar e café são algumas das commodities que podem flutuar por conta do El Niño, que geralmente ocorre a cada três ou cinco anos e dura meses. O fenómeno causa com frequência Invernos mais quentes no Norte dos EUA, chuvas mais fortes no Sul da Argentina e no Brasil, e condições mais secas no sudeste da Ásia e Indonésia.

Foto:  MyRidgebacks – Sharon C Johnson / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...