Electrodoméstico de cozinha cria larvas de mosca para comer (com FOTOS)



A Farm 432 é uma criação da estudante de design Katharina Unger, que reproduz moscas para uso doméstico e é capaz de acumular continuadamente larvas dos insectos como fonte de proteínas para os utilizadores. A criadora espera convencer o mundo ocidental a incluir mais insectos na sua dieta, como forma de aumentar a oferta global de alimentos.

Unger é estudante de design industrial e criou este dispositivo como uma alternativa à produção de gado. A reprodução de insectos exige um menor consumo de recursos, ao mesmo tempo que gera mais proteínas e nutrientes por grama, logo pode tornar-se numa solução viável de alimentação.

A estudante centrou-se nas moscas, pois as suas larvas contêm 42% mais proteína, tal como quantidades elevadas de cálcio, aminoácidos e outros nutrientes, revela o Gizmag. Apenas um grama dos seus ovos traduz-se em 2,5 Kg de proteínas durante um período de 432 horas – facto que dá nome ao dispositivo.

A Farm 432 tem um compartimento na parte superior onde se adiciona o lote inicial de larvas. Após amadurecerem, as moscas resultantes migram para a câmara de plástico transparente onde podem acasalar e produzir mais larvas. A parte inferior da câmara tem vários buracos que fornecem água, comida ou espaço onde colocar os ovos.

Todos os ovos que são colocados nesses espaços caem para outro compartimento, onde se desenvolvem. Assim que se tornam capazes de se mover, as larvas escalam instintivamente um pequeno túnel, onde ficam presas para serem consumidas mais tarde.

Algumas dessas larvas são retiradas e colocadas de volta na câmara principal, podendo o ciclo repetir-se indefinidamente. Estima-se que o dispositivo seja capaz de criar 500 gramas de proteína comestível por semana ou o suficiente para duas refeições.

O que mais pode ajudar a convencer as pessoas a optar por este tipo de dieta é dizer que os insectos contêm menos calorias do que a maioria das fontes de proteínas – mas 500 gramas de proteína equivale a cerca de 10 mil larvas. Era capaz de as comer?





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...