Electrodomésticos vendidos online são obrigados a ter etiqueta energética a partir de Janeiro



A partir de 1 de Janeiro de 2015, as lojas online vão passar a ser obrigadas a apresentar a etiqueta energética com informação sobre o consumo de electricidade em aparelhos electrodomésticos, como máquinas de lavar roupa e louça, frigoríficos, aspiradores ou televisões.

Até agora, estas lojas eram apenas obrigadas a fornecer algumas das informações contidas nas etiquetas dos produtos que se encontram nas lojas físicas, como a classe energética. Mas a partir de 2015 vai ser também obrigatório exibir a etiqueta energética e a ficha de produto na loja online, refere a Quercus em comunicado.

Inicialmente, a medida será apenas obrigatória para electrodomésticos como os referidos acima, mas a partir de Abril do próximo ano a obrigação é alargada aos fornos e exaustores e a partir de Setembro é estendida aos aquecedores de água e reservatórios de água quente, bem como aos aquecedores de ambiente.

A disponibilização da etiqueta energética deverá ser feita junto ao preço do produto e é recomendado que esteja disponível através de uma hiperligação, partindo de uma imagem de um seta de cor correspondente à classe de eficiência energética do produto, tal como a ficha de produto, que deve ter “dimensões claramente visíveis e legíveis”, indica a Quercus.

Foto: SEAG0109 / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...