Elefantes em liberdade vivem três vezes mais do que em cativeiro



Não é segredo que a maior parte dos animais selvagens vivem mais tempo em liberdade do que em cativeiro. Recentemente, uma orca selvagem de 103 anos foi avistada do mar – uma idade muito superior à estimada para estes animais.

E quanto aos elefantes, um dos animais cativos mais amados e também maltratados? Um estudo compilou grandes quantidades de informação recolhida ao longo de 45 anos sobre 4.500 elefantes que viviam em zoos europeus e comparou a sua longevidade com a esperança média de vida dos elefantes que vivem em completa liberdade ou protegidos em reservas. Os investigadores concluíram que os elefantes dos jardins zoológicos têm metade da esperança média de vida dos parentes que vivem em liberdade.

Os resultados revelam ainda que para os elefantes africanos, nomeadamente para as fêmeas nascidas nos zoos, a esperança média de vida é de 17 anos, comparada com os 56 anos se viver protegida liberdade. No caso das fêmeas de elefante asiático nascidas em cativeiro, a esperança é de 19 anos, ao passo que as que vivem em liberdade podem viver cerca de 42 anos. Não existe dados suficientes para fazer estas comparações para os elefantes macho, refere o Dodo.

Existem muitos factores que podem influenciar estes dados. Contudo, o estudo não deixa de ser uma referência para a taxa de sobrevivência dos elefantes que vivem em cativeiro.

Foto: Vinoth Chandar  / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...