Elefantes formam “círculo protetor” em torno de crias durante sismo nos EUA

Quando um sismo de magnitude 5,2 atingiu o estado norte-americano da Califórnia na passada segunda-feira, os elefantes de um parque zoológico em San Diego entraram em modo de alerta para proteger as crias.
Num vídeo partilhado nas redes sociais online pela San Diego Zoo Wildlife Alliance, o grupo de elefantes (três adultos e dois juvenis) que reside no Safari Park do zoológico de San Diego, quando a terra começou a tremer, juntaram-se e formaram um círculo protetor em torno dos membros mais novos, Zuli e Mkhaya, ambos com sete anos de idade.
Stronger together 🐘
Elephants have the unique ability to feel sounds through their feet and formed an “alert circle” during the 5.2 magnitude earthquake that shook Southern California this morning. This behavior is a natural response to perceived threats to protect the herd. pic.twitter.com/LqavOKHt6k
— San Diego Zoo Wildlife Alliance (@sandiegozoo) April 14, 2025
Com as orelhas no ar e a balançarem a cabeça de um lado para o outro, os adultos – Ndlula, Umngani e Khosi – mostravam-se alerta e preparados para enfrentarem qualquer potencial ameaça.
De acordo com a mesma instituição, este comportamento é uma resposta natural dos elefantes perante, por exemplo, predadores. Os adultos encaminham os mais jovens e vulneráveis para o centro do círculo, viram-se de costas para eles e de cabeça para fora, uma tática que é também conhecida noutras espécies, como búfalos e vacas.
Os elefantes mantiveram o círculo protetor durante vários minutos, a tentarem perceber a natureza da ameaça, mas acabaram por quebrá-lo e voltar à sua rotina habitual.