Elevador de Hong Kong provoca ilusão de queda nos edifícios vizinhos (com FOTOS)



Os utilizadores do elevador Peak Tram, em Hong Kong, têm a constante percepção de que os edifícios por onde passam estão a cair, embora saibam que a sua estrutura é extremamente sólida e segura. Um novo estudo baseado na popular atracção turística mostra que as características específicas do ambiente podem sobrepor-se à nossa percepção de verticalidade, dando a sensação de que os prédios se estão a desmoronar.

Em contextos deste género, a nossa visão substitui a noção de gravidade – e de bom senso –, criando uma persistente ilusão de inclinação, dizem os investigadores da Universidade de Hong Kong e da Universidade de Freiberg.

Dar conta da estrutura inclinada do percurso do elevador – indicada pelas vigas, pelo piso ou pelos candeeiros no exterior que se vêem pela janela – faz com que a verticalidade dos edifícios pareça inclinar-se na direcção oposta. À noite, o efeito agrava-se.

Segundo o Atlantic Cities, estar de pé pode atenuar esta ilusão, tal como reduzir a quantidade de pistas de referência vistas do interior do transporte.

O estudo, Falling Skyscrapers: When Cross-Modal Perception of Verticality Fails, foi publicado na revista Psychological Science. Exigiu centenas de viagens no Peak Tram.

Mesmo para os pilotos mais experientes, a ilusão de que os edifícios estão a tombar é persistente. Em Lisboa, não há-de ser difícil pôr este estudo à prova.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...