Elevador solar da Schindler vai poupar 50% de energia/ano



A suíça Schindler está a preparar o lançamento de um elevador solar, uma solução “inovadora e inédita” em todo o mundo e que vai permitir uma poupança de 50% de energia ao ano, em comparação com os modelos convencionais de elevadores. O lançamento está previsto ainda para este ano.

Segundo explica a empresa, este equipamento será uma versão adaptada do modelo Schindler 3300, lançado recentemente no mercado e que se diferencia pelo desempenho ao nível da eficiência energética. O elevador solar pode funcionar apenas com energia do sol ou da rede eléctrica, existindo também uma opção combinada.

Na versão solar, os painéis de tecto são dimensionados de acordo com o nível de tráfego do edifício, dispondo de energia suficiente para alimentar o equipamento durante longos períodos de tempo, mesmo em situações com luz solar reduzida. A energia captada pelos painéis solares pode ser usada imediatamente, armazenada em baterias ou acumulada na rede.

“Este é apenas o ponto de partida para os elevadores movidos a energia solar. Este protótipo demonstra o compromisso da Schindler ao nível da sustentabilidade e da inovação. Vamos continuar a trabalhar na optimização e na tecnologia, de forma a introduzir este modelo no mercado durante este ano”, explicou o director de negócios da empresa, Alain Garrigue, citado pelo Hipersuper.

Os engenheiros da Schindler, recorde-se, foram os responsáveis pelo primeiro projecto do Solar Impulse, o avião solar.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...