Eliminar as calorias do arroz em 60%? A resposta pode estar nesta descoberta

Uma chávena de arroz tem cerca de 240 calorias, o que é preocupante, se tivermos em conta que o arroz é a base da alimentação de muitos países, sendo normalmente ingerido em grandes quantidades nestes locais. Na constante procura de soluções nutricionalmente equilibradas, um grupo de investigadores encontrou um método de preparação deste alimento que, defendem, pode reduzir o seu número de calorias entre 50% e 60%.

Para entender o impacto deste novo método, importa perceber um pouco melhor quais os componentes que constituem o arroz. O arroz possui dois tipos de amido: o digestível, absorvido pelo organismo, e o resistente, que não conseguimos digerir. Os investigadores da Faculdade de Ciências Químicas do Sri Lanka debruçaram a sua investigação em formas de transformar o amido digestível em resistente, de modo a diminuir a quantidade de calorias do arroz.

Os investigadores desenvolveram um método de preparação que consiste em adicionar uma colher de chá de óleo de coco à água em ebulição e, somente em seguida, adicionar o arroz. Depois do cozinhado, o arroz deve ser colocado no frigorífico durante 12 horas.

“O que fizemos foi cozer o arroz como normalmente se faz, mas quando a água está a ferver, antes de deitar o arroz para dentro da panela, acrescentamos óleo de coco – pelo menos 3% do peso do arroz que se está a usar”, explica Sudhair James, professor da Universidade do Sri Lanka.

“Quando estiver pronto, só precisamos de deixar o arroz no frigorífico durante 12 horas. É tão simples quanto isto”, concluiu James, acrescentando que “o acto de reaquecer o arroz não afecta os níveis de amido resistente”.

Foto: via Creative Commons 

Deixar uma resposta

Patrocinadores