Em 2010, a Câmara de Lisboa apenas aplicou 60 coimas por falta de limpeza de dejectos caninos
Em 2010, a Câmara Municipal de Lisboa apenas aplicou 60 coimas por falta de limpeza de dejectos caninos na cidade, num total de quatro mil euros arrecadados.
A informação foi revelada hoje por vários jornais, que acrescentaram que, a partir de Abril, a autarquia alfacinha lançará uma campanha publicitária de sensibilização par retirar da rua os dejectos caninos e o lixo depositado indevidamente.
De acordo com o vereador do Ambiente Urbano e Espaço Público lisboeta, José Sá Fernandes, a campanha será “mais forte” que a desenvolvida em 2009 e será reforçada, sobretudo, com uma “grande actuação” dos serviços municipais e da própria Polícia Municipal.
Em 2009, a Câmara de Lisboa lançou uma campanha de publicidade para alertar os cidadãos para este flagelo, ainda que não se tenha conseguido uma grande mudança nos comportamentos. Agora, Sá Fernandes revelou que haverá uma maior fiscalização das infracções relacionadas com os dejectos caninos e com o lixo posto fora dos locais indicados.
“Esta guerra vai durar por muito tempo, [mas não será bem sucedida] se não tiver a ajuda das pessoas”, continuou Sá Fernandes, citado durante uma reunião camarária.
Em 2009, um estudo levado a cabo pela Faculdade de Medicina Veterinária apontava, com base em amostras de dejectos recolhidos na via pública, para a existência de contaminação dos solos, o que constitui um problema grave para a saúde pública.