Em 70 anos a lua nunca esteve tão próxima
A última vez que a lua esteve tão próxima da Terra foi em 1948. Segunda-feira, dia 14, distará de nós cerca de 356 mil quilómetros, quando o intervalo médio entre Terra e a Lua é de 384 mil quilómetros. Teremos, pois, uma super superlua. A não perder!
A superlua é um fenómeno comum, que se regista, em média, seis vezes por ano. Em 2016 haverá três. A primeira aconteceu em 16 de Outubro e as seguintes são a 14 de Novembro e 14 de Dezembro.
As superluas acontecem quando a lua cheia atinge o perigeu, o ponto mais próximo da Terra na sua órbita mensal. Como a trajetória da lua é elíptica existem datas em que está mais próxima ou distante do nosso planeta. O que torna a situação de amanhã especial é o timing em que a lua se torna cheia – cerca de duas horas antes de atingir o perigeu. Segundo a agência espacial norte-americana Nasa esta circunstância bastará para que a lua seja vista com um tamanho 14% superior ao habitual e uma luminosidade 30% mais intensa.
Estima-se que este fenómeno só deverá repetir-se a 25 de Novembro de 2034, por isso o melhor é aproveitar o espectáculo amanhã, de preferência com a ajuda de um telescópio, ou nessa impossibilidade, avistando a lua em campo aberto, longe das luzes da cidade.
Foto: via Creative Commons