Em Abrantes, as oliveiras ganham luz (de esperança) neste Natal

Projeto “Apadrinha uma Oliveira” já recuperou num ano mais de 3500 árvores.

Green Savers Redação

Este Natal, em Abrantes, a iniciativa Apadrinha uma Oliveira traz esperança e vida aos olivais abandonados, iluminando, de forma simbólica, as oliveiras junto à entrada das Mouriscas. A ação serve de alerta para a preservação destas árvores, uma vez que a falta de substituição geracional faz com que sejam abandonadas e negligenciadas, afetando a paisagem cultural e natural da região. Ao todo, o projeto conta já com mais de uma centena de padrinhos em Portugal, Espanha, Bélgica, Brasil e EUA, mas pretende alcançar as 10 mil oliveiras recuperadas.

“A iluminação destas oliveiras é um gesto simbólico. É uma forma de mostrar que a esperança e o compromisso com o renascimento da nossa terra podem brilhar até nos momentos mais difíceis. Queremos honrar as memórias e a história, preservar o património natural e cultural e, com isso, criar novas oportunidades para a nossa comunidade”, afirma João Rijo, diretor executivo do projeto em Portugal, citado em comunicado.

Apadrinhar uma oliveira no Natal? Uma ação que dá direito a um ou dois litros de azeite 

Ao todo, o apadrinhaumaoliveira.org conta já com o apoio de 116 padrinhos. Por 35€ ou 60€ anuais, qualquer padrinho pode batizar a sua oliveira, descarregar um certificado de apadrinhamento e, no ano seguinte, como agradecimento, recebe um ou dois litros de azeite,
dependendo do tipo de apadrinhamento.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.