Em Coimbra debate-se o mundo

De 1 e 4 de Setembro, a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (UC) vai ser palco da 1ª Simulação Internacional das Nações Unidas no meio universitário em Portugal (UCIMUN – University of Coimbra International Model United Nations).

A iniciativa vai trazer a Coimbra uma centena de jovens provenientes de vários países que, ao longo de quatro dias, vão encarnar o papel de um diplomata e debater algumas das temáticas mais prementes do mundo actual. E existem duas formas de participação neste evento, como Delegates ou Chairs, sendo que os Delegates debatem as temáticas escolhidas para cada Comité e os Chairs coordenam esse debate.

Os Comités seleccionados são: Security Council (UNSC), World Bank (WB), Food and Agriculture Organization (FAO), Disarmement and International Security Council (DISEC) e Crisis Committee, estimulando a diversidade temática a todos os que desejem participar.

A Model United Nations é organizada pelo Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais (NERIFE/AAC) e pela Sociedade de Debates da Universidade de Coimbra (SDUC) e “é uma simulação da Organização das Nações Unidas (ONU) em que cada participante representa o diplomata de um país num determinado Comité. Este é um modelo praticado por vários estudantes universitários no mundo, mas em Portugal tem parca expressão, algo que pretendemos inverter. Queremos fomentar o debate e a abertura de Sociedades de Debates nos mais diversos polos académicos no território nacional”, explicam Diogo Videira e Diogo Rodeiro da organização.Pode saber mais informações no site oficial.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php