Em pouco mais de uma hora, voluntários apanharam 4945 beatas na Praia da Figueirinha, Setúbal



No passado dia 24 de Setembro, 21 voluntários recolheram 4945 beatas de cigarro na Praia da Figueirinha, Setúbal. Ao longo de 95 minutos, os participantes nesta iniciativa encontram ainda 344 paus de cotonetes, inúmeras palhinhas e pequenos pedaços de plástico.

Esta foi a quinta acção da campanha #STBSEMPONTAS, responsável até ao momento pela recolha de 32 493 beatas de cigarro, cerca de 1 624,65 maços de cigarros. Para além das 4945 beatas foram recolhidos também 344 paus de cotonetes no areal, números que justificam a presença destes dois tipos de resíduos no top 10 de lixo marinho mais abundante nas praias de todo o mundo.

 A iniciativa da praia da Figueirinha contou com a participação de algumas crianças que foram sensibilizadas para o problema dos plásticos no oceano e para a necessidade de criar novos hábitos. Todos os participantes tiveram acesso a luvas, sacos reutilizáveis e camaroeiros que facilitaram a recolha de beatas e pequenos plásticos presentes no areal.

 Esta foi a 5ª acção de recolha de beatas e de sensibilização levada a cabo pelo grupo Feel4Planet. Para a associação “estes são números alarmantes que comprovam a necessidade de intervir activamente tanto nas zonas ribeirinhas junto ao Rio Sado, como no centro da cidade”. A Feel4Planet alerta ainda que “as beatas de cigarros, que para além de não serem biodegradáveis e de se deteriorarem a longo prazo transformando-se em micro plásticos são responsáveis também pela libertação de cerca de 4700 substâncias nocivas para o ambiente.” 

No próximo sábado, dia 30 de Setembro, a Feel4Planet irá associar-se ao Clube da Arrábida na realização da 7ª recolha voluntária anual de lixo nas praias, matas, falésias e acessos doPortinho da Arrábida, Creiro, Alpertuche, Coelhos e Galapinhos. A actividade terá inicio às 9he deverá terminar às 13h.

Foto: Feel4Planet





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...