Em Singapura há jardins sobre rodas
Aproveitar telhados para plantar é uma excelente forma de trazer mais verde para as cidades. Vários países incentivam o desenvolvimento desta atividade, como os EUA, Canadá ou França. Agora, em Singapura, ficou provado que é possível ampliar as possibilidades de instalação de telhados verdes. Alguns autocarros da cidade receberam jardins móveis na parte superior.
A iniciativa promete reproduzir nos veículos os benefícios económicos e ambientais que os tetos verdes trazem nas construções. Nas últimas décadas, Singapura tornou-se referência mundial pelo seu modelo ecológico e sustentável. Entre outras ações, investiu na construção de hortas verticais e inaugurou uma das maiores fábricas flutuantes de energia solar.
A GWS Living Art, a empresa contratada para colocar em prática este projeto, escolheu plantas nativas resistentes ao vento e à seca. Além de ajudar a melhorar a qualidade do ar, ajudam a baixar a temperatura interna dos veículos e, assim, reduzir a quantidade de combustível utilizado por causa do ar condicionado – conseguindo também a diminuição das emissões de CO2.