Emirados Árabes Unidos: Sacos de plástico estão a matar os camelos



Os sacos de plásticos são responsáveis por cerca de 50% das mortes anuais de camelos nos Emirados Árabes Unidos, de acordo com a Agência Ambiental dos Emirados (EAD). Segundo a agência, os camelos acabam por ingerir os sacos plásticos que são deixados, no deserto, pelos turistas ou população local, pensando que é alimento.

Este flagelo levou o sheik Abdullah Bin Zayed Al Nahyan, o ministro do Exterior dos Emirados Árabes Unidos, a lançar uma iniciativa para chamar a atenção para o problema da conservação dos ecossistemas no deserto. O evento, uma espécie de “Limpar o Deserto”, foi anunciado via Twitter e tem data prevista para 20 de Janeiro.

De acordo com a secretária-geral de EAD, Razan Khalifa Al Mubarak, os operadores turísticos têm de perceber a sua quota-parte de culpa este problema. “[Eles] têm uma responsabilidade ambiental [e o seu] comportamento e o dos seus consumidores devem contribuir para a preservação da herança natural da qual sector vive”, explicou a responsável.

Em Fevereiro de 2011, a EAD lançou uma campanha para despertar a consciência dos efeitos nefastos dos sacos plásticos, no sentido de uma redução da quantidade de plástico usado nas embalagens e no retalho.

Segundo o Centro de Gestão de Resíduos de Abu Dhabi, nos EUA, o plástico corresponde a 19% do lixo doméstico da cidade. E os sacos plásticos são muito populares na cidade, sobretudo porque são leves. É também esta característica que os leva a “viajar” até às florestas, desertos ou praias, transformando-se numa ameaça à biodiversidade.

Recorde-se que este é um problema global. Cada cidadão europeu, por exemplo, consome cerca de 500 sacos plástico por ano, que acabam, na maioria das vezes, no lixo, após uma única utilização.

Ou, pior ainda, são libertados no ambiente, causando, entre outros graves problemas, 80% da poluição marinha, onde são confundidos com alimento e ingeridos por tartarugas e aves, entrando directamente na cadeia alimentar.

Esta não é a primeira campanha para salvar os camelos dos sacos de plástico. Ora veja aqui.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...