Emissões de gases GEE reduzem 4% em 2020



A pandemia Covid-19 tem causado grande impacto na vida das populações, não só a nível de saúde como a nível económico e ambiental.

Filipe Duarte Santos, Professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, revela que se prevê uma redução nos gases de efeito de estufa na atmosfera de 4% em 2020, face ao ano anterior. É o caso do dióxio de carbono (CO2) e do dióxido de azoto (NO2).

No entanto, o especialista afirma na Rádio Comercial, que estes números não chegam. Para o cumprimento do Acordo de Paris, que limita o aumento da temperatura média global a 1.5˚C – 2˚C, teremos de diminuir globalmente, todos os anos, 6% da emissão destes gases.

O especialista afirma na entrevista que “O Coronavírus teve de facto, em termos ambientais, um efeito paralelo, que foi o de mostrar às pessoas que rapidamente o ambiente tenta regenerar-se”. Porém, o regresso da rotina, que é essencial para a recuperação face ao modelo económico e financeiro, vai levar a que a poluição atmosférica nas cidades regresse aos termos anteriores.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...