Empreendedora brasileira vende lixo como matéria-prima na internet

Mayura Okura, uma jovem empreendedora brasileira, está a vender o lixo online, negociando a sua compra e transporte com empresas interessada em transformá-lo em matéria-prima para a sua própria produção. A negociação e pagamento são feitos exclusivamente online, através da plataforma B2Blue.

Mayura, que fundcou a Maynis Negócios e Investimentos Sustentáveis, diz que quer valorizar os resíduos gerados pelas empresas brasileiras e promover o seu reaproveitamento. A B2Blue aceita ainda anúncios de soluções de gestão de resíduos sólidos, produtos feitos com antigos resíduos e desafios para encontrar os destinos correctos ou reaproveitamento de materiais difíceis de gerir.

Por outro lado, as soluções geridas pelos utilizadores podem mesmo dar direito a prémios, ficando a recompensa ao critério de cada anunciante.

O site tem como alvo preferencial as empresas e negócios, que para além de criarem uma grande quantidade de lixo, têm menos práticas de sustentabilidade que a população comum. Segundo o site, já foram negociadas 4,2 mil toneladas – num total de €1,1 milhões (R$ 2,9 milhões) valorizados.

Este é, assim, um excelente projecto, que une sustentabilidade, voluntariado, transporte de resíduos e gestão autárquica num único local, online. Para quando uma solução idêntica para o mercado português.

Deixar uma resposta

Patrocinadores