Emprego para portugueses na Alemanha: conheça as últimas novidades



A 6 de Fevereiro, se bem se lembra, publicámos uma notícia que dava conta que uma cidade alemã, Schwabisch Hall, tinha 2.700 empregos disponíveis para estrangeiros – portugueses, gregos, italianos ou espanhóis. O ponto de partida para a publicação desta notícia, recorde-se, tinha sido um convite da própria cidade ao Diário Económico e TVI, que transmitiram o anúncio.

Depois da publicação desta notícia, ao longo deste último mês, recebemos dezenas de e-mails de leitores interessados nestas vagas. Hoje, deixamos-lhe a actualização deste assunto – também a partir de uma notícia do Diário Económico.

Assim, conta-nos o jornal, foram enviados cerca de 14 mil currículos de portugueses mas, até agora, só seis profissionais foram contratados. “O processo de selecção de trabalhadores com elevadas qualificações demora sempre mais tempo”, explicou o porta-voz do centro de emprego da autarquia alemã.

Há já muitos processos de entrevistas a decorrer, esclarece o mesmo porta-voz, mas a realidade é que apenas seis pessoas foram contratadas. Muitas das empresas dizem que precisam de tempo para conseguir analisar a onda de currículos que invadiram as suas caixas de correio. Por outro lado, o centro de emprego de Schwabisch Hall recebeu pedidos de outras cidades alemãs para o reenvio de currículos.

Segundo o Diário Económico, um dos grandes obstáculos à contratação de portugueses é o facto de os candidatos não falarem alemão. Ou seja, quem dominar a língua tem grandes probabilidades de ver os seus objectivos alcançados. Mas quem não o fizer vê esta possibilidade descer drasticamente.

Segundo os autarcas de Schwabisch Hall, a grande procura de empregos por parte de portugueses foi notícia nos Estados Unidos, Holanda e Noruega. E até o alemão Der Spiegel, um dos jornais mais lidos do mundo, considerou esta invasão de currículos portugueses como “um pequeno milagre”.

Finalmente, o assessor do presidente da câmara de Schwabisch Hall pediu “paciência aos portugueses” que concorreram a um lugar nas empresas da cidade, uma vez que irá demorar algum tempo até ver e escolher todos os currículos. Mas, também ele, já garantiu que não irá repetir a iniciativa.

Recorde o nosso artigo de 6 de Fevereiro.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...