“Empregos para o Clima”: campanha propõe criação de 100 mil empregos verdes



Organizações ambientalistas e sindicatos apresentaram uma proposta que prevê a criação de 100 mil empregos ligados à economia verde. Chama-se “Empregos para o Clima” e replica um movimento que já existe noutros países.

A campanha “Empregos para o Clima” decorre em vários países como a França, África do Sul e Estados Unidos e visa criar um plano geral para alcançar no período mais curto possível emissões nulas de gases com efeito de estufa.

Segundo os promotores da campanha, a criação destes novos empregos seria líquida, já que muitos substituiriam postos de trabalho ligados a áreas que vão desaparecer por estarem ligadas a actividades ligadas à economia do petróleo.

Num documento apresentado esta quinta-feira numa Conferência de Imprensa em Lisboa refere-se que a campanha parte do princípio que estes empregos serão públicos.

O investigador para as alterações climáticas, João Camargo, que se associou a este movimento, fez questão de salientar que a criação destes “empregos para o clima” implicará um investimento estimado entre 3 e 5 milhões de euros por ano: Já “os custos das alterações climáticas até ao momento são cerca de 6,8 mil milhões de euros”, sublinhou.

Foto: via Creative Commons 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...