Empresa britânica cria embalagem biodegradável para refeições prontas a comer



Após conversações com uma série de cadeias de supermercados europeias, a empresa de embalagens de alimentos KCC está a aplicar um revestimento para embalagens biodegradáveis, no mercado de comidas pré-confeccionadas.

Segundo a empresa, citada pelo Edie, um subproduto da cana-de-açúcar serviria de barreira impermeável para estas embalagens mais amigas do ambiente.

Testes recentes demonstraram que as embalagens da KCC têm um bom desempenho e durabilidade, resistindo à humidade e sendo eficazes no aquecimento, tal como as embalagens tradicionais. Por comparação, a nova embalagem pode ir ao micro-ondas, ser utilizada num forno, congelada e, em seguida, reciclada como fibra de papel.

O criador de embalagens da KCC, Kevin Clarke, com quase 40 anos de experiência neste mercado, está confiante do sucesso desta tecnologia. “Em discussões com alguns supermercados, durante a fase de produção piloto, verificámos que os gestores ambientais se estão a aperceber das vantagens da utilização do subproduto da cana-de-açúcar ou do bambu para as embalagens, assim como a capacidade de serem biodegradáveis. Isto leva a uma menor pegada de carbono e um menor impacto no aterro”.

Kevin Clarke afirma que, uma vez que as embalagens terão o mesmo tamanho que as existentes no mercado, não será modificado o processo de produção, logo, este não será mais caro, permitindo uma fácil transição para os produtores de alimentos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...