Empresa chinesa constrói prédio de cinco andares com impressora 3D (com FOTOS)
A empresa de construção chinesa WinSun Decoration Design Engineering apresentou o primeiro prédio feito inteiramente por uma impressora 3D, apelidando-o de “o mais alto edifício feito em 3D do mundo”. Com cinco andares e dezenas de apartamentos, o prédio tem um exterior de terracota, a imitar tijolo, e fica situado no Parque Industrial da Suzhou.
O edifício foi desenvolvido com uma “tinta” patenteada, criada a partir da mistura de resíduos de construção reciclados, colocados numa impressora de 150 metros. A tecnologia é a mesma que permitiu a esta empresa imprimir 10 moradias térreas em 24 horas, no ano passado, um feito que chamou a atenção de arquitectos, agências humanitárias e Governos que procuram alternativas baratas para habitação social.
Segundo Ma Rongquan, engenheiro que inspecionou o edifício, todas as estruturas estão de acordo com as normas de segurança do país, ainda que elas tenham de ser melhoradas no futuro. “Precisamos de rever e melhorar estes standards no futuro”, revelou Rongquan ao 3Ders, um blog dedicado à impressão 3D.
Segundo o blog, a empresa chinesa já recebeu 10 encomendas de um grupo imobiliário de Taiwan, para outras tantas mansões, e 20.000 encomendas para casas térreas do Governo do Egipto.
O CEO da WinSun, Ma Yi He, explicou recentemente numa conferência de imprensa que a empresa pretende construir fábricas em 3D em mais de 20 países, incluindo Estados Unidos, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Marrocos e Tunísia. Aliás, os engenheiros da empresa estão a trabalhar numa máquina que transforma areia do deserto num material de construção – o que será fundamental para trabalhar em alguns destes países.
[nggallery id=1475 template=greensavers]