Empresa de boleias urbanas Uber procura director-geral para Lisboa



A Uber, start-up norte-americana de transportes que está em rápida expansão em todo o mundo, procura um director-geral para Lisboa. Segundo o site da empresa, esta posição é, de longe, “a mais exigente que a Uber tem para oferecer”.

“Requer um enorme talento, coragem e liderança tal que não é fácil encontrar numa pessoa”, explica o próprio anúncio. O responsável pela função deverá liderar o desenvolvimento e crescimento de negócio da Uber em Lisboa, o que significa, também, lançar um novo meio de transporte na capital portuguesa.

Veja o anúncio.

O escolhido irá trabalhar com as equipas da Uber para lançar o projecto em Lisboa, iniciar as estratégias de marketing na cidade, desenvolver as equipas de condutores, representar a Uber nos encontros com os jornalistas, entre outros.

Os candidatos terão de ter mais de seis anos na área da consultoria, banco de investimento, marketing ou gestão operacional. Deverão também ter vocação para ser empreendedor.

A Uber permite chamar um táxi através de uma aplicação para smartphone, que depois ligará os clientes a condutores de táxi privados. Financiada pelo Google e pela Goldman Sachs, a Uber consegue perceber que carros estão mais perto da pessoa que os chamou, poupando tempo e dinheiro.

A aplicação calcula também o preço da viagem – que varia de cidade para cidade – e permite partilhar táxis com outras pessoas. No final da viagem, o condutor é avaliado. A viagem não é paga na hora – e é paga à Uber e não ao taxista, o que agiliza todo o processo.

A Uber tem já cinco serviços diferentes. O UberX, um serviço low cost realizado por carros normais; o Taxi; o Black, para carros de luxo; o SUV, que transporta até seis pessoas; e o Lux, também para carros de luxo.

Fundada por Garrett Camp e Travis Kalanick, em 2009, com o nome de UberCab, a empresa está a expandir-se rapidamente para a Europa. No entanto, a empresa está a ser alvo de críticas do lobby das empresas de táxi e, avança hoje o Financial Times, foi mesmo proibida, para já, de operar na cidade de Bruxelas, Bélgica – quem for apanhado a transportar um cliente da Uber pode pagar €10 mil.

Foto:  Yiannis Chatzitheodorou / Creative Commons





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