Empresa investe 15 ME em unidade para produzir blocos de cânhamo em Ourique
A empresa portuguesa Cânhamor vai investir 15 milhões de euros na unidade de produção de blocos de cânhamo para a construção civil, no concelho de Ourique (Beja), estando o arranque previsto para 2024, foi ontem divulgado.
De acordo com a empresa, em comunicado enviado à agência Lusa, a construção da unidade fabril, “que promete revolucionar os setores da construção e agricultura”, representa um investimento de 15 milhões de euros.
“Vai ser a primeira e única fábrica do mundo a controlar todo o processo produtivo”, desde “a matéria-prima até ao fabrico e venda do produto final”, avançaram os promotores que apontaram o início da operação “entre maio e junho de 2024”.
A nova unidade, que prevê “a criação de 30 postos de trabalho”, vai ser instalada num terreno com 36.500 metros quadrados, na freguesia de Garvão, concelho de Ourique (Beja), e quando estiver operacional “vai permitir aumentar 30 vezes mais a produção”, adiantaram.
Na mesma nota, a empresa explicou que pretende “trabalhar diretamente com a comunidade local” e “incentivar os agricultores a produzirem a matéria-prima”.
Com isto, prevê “aumentar os postos de trabalho, encurtar o tempo de produção e reduzir os custos e o preço da venda do produto final” ao setor da construção civil.
Segundo o diretor da Cânhamor, Elad Kaspin, citado no comunicado, com a entrada em funcionamento da nova unidade, será criado “um novo ciclo” que permitirá “controlar todo o processo produtivo” e, ao mesmo tempo, ficar “mais dependente dos agricultores e da comunidade local e menos dependente dos importadores habituais”.
“Os blocos de cânhamo são uma opção de construção sustentável 100% ecológica, amigos do ambiente e económicos e, no setor da construção, ainda não há muitas opções sustentáveis disponíveis no mercado”, frisou.
A procura por “materiais mais alternativos e ecológicos está a aumentar, as pessoas com uma consciência ambiental maior optam por trabalhar com esta solução, pelo que a construção da nova unidade surge, também, neste seguimento”, sustentou o responsável.
Criada em 2021, a Cânhamor é a primeira empresa produtora de cânhamo em Portugal que apresenta uma solução 100% ecológica para a construção civil: os ECOblocos – uma alternativa ao material utilizado na construção convencional.