Empresa neozelandesa cria acessórios para vacas
A empresa neozelandesa Shoof, de Cambridge, está a propor vários acessórios para vacas, que permitem facilitar os tratamentos e melhorar eventuais problemas de saúde dos animais.
Um dos equipamentos é um adesivo colorido que é colocado no corpo das vacas leiteiras – holandesas, jerseys ou kiwi-cross –, normalmente colocado em cima ou ao lado do rabo. Segundo os fazendeiros, este acessório ajuda a melhor tratar da vaca.
“É um adesivo próprio que é aplicado nos animais, sendo possível fazer anotações no adesivo. Podemos escrever quais os dias de tratamento, estágio de desenvolvimento ou horários de medicação”, explicou Ron Woolerton, proprietário da Shoof.
“Como o adesivo tem diferentes cores, qualquer funcionário da fazenda pode identificar mais facilmente os animais, separá-los e ministrar medicamentos no horário e dia certo”, explicou Woolerton.
Segundo Murray Shaw, dono da Bella Vista Farm, uma das fornecedoras de leite da Fonterra, a maior companhia leiteira do mundo, os adesivos permitem anotar, por exemplo, o dia e horário em que as vacas foram inseminadas. “Temos todas estas informações no computador, mas nas horas que estamos no campo é só olhar para o adesivo, ler e fazer o que é preciso”, revelou o responsável.
A mesma empresa desenvolveu ainda umas sandálias… também para vacas, um lançamento que se destina a cuidar da saúde destes animais – mas também dos touros ou cavalos, por exemplo.
As sandálias demoraram um ano a serem pesquisadas e podem ser fixadas na pata do animal. Todos os produtos utilizados não prejudicam a saúde da vaca, explicar a Shoof. “Quando a vaca pisar o chão, o produto será moldado ao formato exacto do seu casco e o membro não entrará em contacto com o solo. É possível tratar várias doenças do casco desta forma”, sublinha Woolerton.