Empresa norte-americana de carsharing comprada por €377 milhões
Trezentos e setenta e sete milhões de euros – ou R$ 1.000 milhões. Foi esta a proposta que a empresa de aluguer de carros Avis fez pela Zipcar, rede de carsharing norte-americana. A proposta foi aceite e possibilitará à multinacional Avis a entrada num mercado em crescimento e que, até há poucos meses, era visto com desinteresse.
“Nunca olhei bem para este negócio. Mas cheguei à conclusão de que o carsharing é complementar ao nosso modelo de negócio tradicional”, explicou Ronald Neeson, CEO da Avis.
Fundada em Abril de 2011, a Zipcar permitirá à Avis a consolidação no mercado de aluguer de veículos norte-americano. A empresa tinha já tentado adquirir, no ano passado, a Dollar Thrifty, mas a Hertz ganhou a proposta.
O carsharing – ou partilha de carros – representa já um mercado de €300 milhões/ano nos Estados Unidos, sendo a Zipcar a principal operadora do sector. O mercado norte-americano costuma liderar as tendências mundiais – será este também o caso? Seria um bom sinal para a mobilidade global.
Veja também a marca de carsharing da Carris, o Mob Carsharing.